Atuação do Pedagogo

Este blog será utilizado pela turma de 2006 do 4º ano "A" do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) como instrumento de apoio e produção de texto/artigo na disciplina Atuação do Pedagogo.

4.10.06

Radio e TV


A disciplina Atuação do Pedagogo, tem como objetivo olhar para a ação do Pedagogo como um profissional que pode trabalhar em outros espaços educativos, para além da sala de aula em escolas da Educação Básica. É intenção discutir a ação do pedagogo em hospitais, bibliotecas, eventos culturais, ong's, recreação e lazer etc.
Nossa pesquisa teve como objetivo conhecer Pedagogos que atuassem em rádio e televisão. Ficamos empolgadas com a proposta do trabalho que a disciplina proporcionou, visto que é um tema diferente do que vínhamos desenvolvendo até o momento.
Realizamos uma pesquisa de campo, com profissionais que atuam como pedagogos em uma das duas áreas mencionada acima.
No primeiro momento, buscamos entrevistar um profissional que atuasse na área como Pedagogo em universidades de comunicação, mas infelizmente não encontramos pedagogos, só pessoas graduadas em outras áreas como comunicação, administração de empresas e serviço social. Nossa busca continuou, tentamos entrevistar um professor que atua em uma rádio como pedagogo, mas sua agenda não permitiu a entrevista então fomos atrás de uma emissora de tv de São Paulo e conseguimos entrevistar uma funcionária.
A entrevista partiu do questionário realizado em sala de aula, abordando questões diversas sobre o cotidiano desse profissional e sobre a sua formação.
A graduanda entrevistada é do sexo feminino, tem 25 anos é estudante do 3° ano do curso de Pedagogia e trabalha como operadora de telemarketing e optou por esta função devido a remuneração ser mais atraente do que a de docente. Para ela, a opção pela graduação em Pedagogia se deu por julgar que tal formação a auxiliaria no seu desenvolvimento profissional, melhorando a sua comunicação e desembaraço no atendimento aos clientes.
Embora a entrevistada afirme gostar da função atualmente exercida, diz que pretende algum dia atuar na área educacional.
Prosseguimos a pesquisa, agora utilizando a internet para buscarmos mais informações de como seria a atuação de um pedagogo em rádio e tv, mas o que encontramos foram sites que traziam informações das diversas áreas que um pedagogo pode atuar, não encontramos nenhum que fundamentasse a atuação do pedagogo em rádio e tv, só propostas de faculdades, divulgando em seu currículo cursos de Pedagogia com propostas diferentes , incluindo o Pedagogo em espaços não escolares.
Chegamos a conclusão de que nos dias atuais o lema é de que onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica.O processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham paralelamente e tornam a educação o principal instrumento contra a desigualdade social.
Empresas, hospitais. ongs, associações, igrejas, eventos, rádio e tv e outros formam hoje o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os meios da escola, para prestar seu serviço nestes locais que são espaços até então restritos a outros profissionais. E esta atual realidade vem com certeza quebrando preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto para servir suas funções somente na sala de aula.
Apesar das diversas habilidades que o pedagogo tem, essas são utilizadas ainda dentro da escola e não fora desta, esta mudança de paradigma está acontecendo, constatamos isso através da pesquisa na internet, que existem hoje diversas universidades abrindo cursos para atuação do pedagogo fora da sala de aula, pudemos viver isto ao longo destes quatro anos de graduação, acreditamos ser fundamental esse começo, para que no futuro exista pegagogos em espaços não escolares, e temos o privilégio de estarmos fazendo parte desta mudança.