Atuação do Pedagogo

Este blog será utilizado pela turma de 2006 do 4º ano "A" do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) como instrumento de apoio e produção de texto/artigo na disciplina Atuação do Pedagogo.

4.10.06

Ongs

Atuação do pedagogo em Organizações não governamentais-ONGs

A disciplina Atuação do Pedagogo, nos possibilitou uma visão do trabalho do pedagogo fora da sala de aula. Dentre os temas de pesquisa propostos, optamos por investigar o trabalho exercido por pedagogos em Organizações não governamentais-Ongs (colocar em nota de rodapé: Utilizaremos a sigla ONG ao referirmo-nos às Organizações não governamentais), que desenvolvem trabalhos voltados para educação.
Decidimos que o nosso primeiro passo seria o de ampliar o nosso entendimento sobre as ações exercidas pelas "ONGs".
(informar o fonte que utilizaram)As ONGs trabalham como associações sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas. Pesquisamos algumas ONGs que divulgam suas ações pautadas nesse objetivo.
As ONGs pesquisadas foram: Itau, Dom Bosco e TV Cultura.
Vale lembrar que antes de saírmos a campo elaboramos, nas aulas, um questionário para dar um eixo norteador para todos os grupos empenhados em realizar a pesquisa em outras áreas de atuação do pedagogo, e para além disso, para que os pedagogos que atuam nessas ONGs, discutissem conosco o seu papel dentro da instituição.
Das entrevistas realizadas coletamos os seguintes dados:
Na Fundação Itau Social o pedagogo atua em duas vertentes: na área educacional, buscando a melhoria da qualidade da educação pública e fomenta as ações complementares à escola, para assegurar o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso de crianças e jovens matriculados na escola pública; na área da saúde, objetivando modernizar as práticas administrativas e gerenciais, com vistas a capacitação e ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde.
Por meio de contato telefônico, obtivemos a informação que na Fundação Cultural Itaú não pedagogo atuante.
Na Obra Social Dom Bosco, que faz parte da Rede Salesiano de ação social, presente em 128 Países, fazem parte:
* centro de educação Infantil
* casas de acolhimento
* núcleos sócios - educativos
* centro de formação e cultura
* liberdade assistida cominitária
Com todos esses projetos a Obra Social tem como missão contribuir na construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades socieducativas que visam a melhoria da qualidade de vida e ao pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.
Na TV cultura, não entregamos nenhum questionário, pois foi nos dado a possibilidade de fazermos pessoalmente uma entrevista com o Sr. Paulo (nome fictício para guardar a integridade do mesmo), pedagogo, que foi professor na Universidade de São Paulo.
enfatizaremos a entrevista por te nos auxiliado em nossa pesquisa.
por telefone marcamos a entrevista, chegamos na TV cultura, passamos pela recepção nos idendificamos e ficamos aguardando para sermos atentidas.
apos os vinte minutos o proprio Sr. Paulo, veio nos receber, primeiramente nos mostrou cada setor da TV cultura em seguida nos acomodou em sua sala, onde demos inicio a entrevista.
como podemos perceber, atuação do pedagogo em ambientes não formais, ainda não tem um campo aberto, mas cabe aos futuros pedagogos
meninas, o texto está ficando bem legal, continuem

7 Comments:

Blogger miriam said...

oi meu nome é miriam,e hoje em dia esta muito difícil encontrar pedagogos atuando em ongs.Estou fazendo uma pesquisa sobre ongs que tenham um pedagogo atuando.

13/4/10 10:47  
Blogger Fabricia Karen said...

Realmente é muito difícil encontrar um pedagogo atuando ativamente em uma ONG. Tb estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto, caso possam me ajudar agradeço desde já. Fabrícia Karen

21/4/10 15:15  
Blogger Luana said...

Ola meu nome é Luana Cristina, tambem estudando de Pedagogia e estou no 1° semestre, e estou desenvolvendo uma pesquisa sobre o tema: Pedagogos em Ong´s, a ideia de vc´s ficou muito legal ......parabens

28/4/10 16:10  
Blogger monny-leo2010 said...

Estou pesquisando a atuação do pedagogo em ONGs , e estou precisando de bibliografias que falem do assunto,por favor me indique livros.

8/3/11 11:30  
Blogger Taís said...

Oai me chamo Taís estou iniciando uma pesquisa sobre Qual o trabalho de um Pedagogo dentro de uma Ong! Gostaria de informações de livros e revistas tenham matérias sobre o mesmo tema.
Agradeço desde já pelo espaço.

13/3/11 11:46  
Blogger familiartt said...

galera esta muito dificil achar alguma coisa sobre o assunto não tem livros e nem documentarios cientificamente comprovado sstou precisando para fazer um mini tcc.quem achar por favor postar algo com bibiografia obrigado Daniela.gracia@gmail.com

10/3/12 14:20  
Blogger familiartt said...

estou com problemas de encontrar alguma coisa sobre o a atuação de pedagogos em ong's não acho nenhum livro e nem documentarios cientificamente comprovado estou p´recisando por causa de um trabalho um mini tcc quem tiver alguma coisa por favor me enviar a bibiografia obrigado daniela.gracia@gmail.com

10/3/12 14:23  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home