Atuação do Pedagogo

Este blog será utilizado pela turma de 2006 do 4º ano "A" do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) como instrumento de apoio e produção de texto/artigo na disciplina Atuação do Pedagogo.

13.9.06

O Papel do Pedagogo e sua Importância dentro das Empresas.

A pedagogia empresarial é uma área recente, onde, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, o pedagogo é convidado a atuar junto aos recursos humanos da organização em atividades relativas a docência em organizações não escolares.
O pedagogo é um dos profissionais habilitados para atuar na escola e nas organizações, desenvolvendo projetos educacionais, propondo ações estratégicas que possam otimizar resultados, considerados diferenciais em seus processos.
O pedagogo está capacitado para desenvolver tecnologias educacionais eficientes e eficazes que podem entender perfeitamente as necessidades das organizações.
A pedagogia empresarial oferece conhecimentos aos profissionais,buscando instrumentalizá-los técnico e didadicamente para atuação na àrea de gestão de pessoas, evidenciando formas educacionais para aprendizagem organizacional significativa; gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho, coordenando equipes, bem como prestando consultoria interna relacionado ao treinamento e desenvolvimento nas organizações.
Percebe-se hoje, um vasto mercado pouco explorado por este profissional da área da educação e que poderá fazer a diferença no momento que atuará com as pessoas, inserindo nos diversos setores das organizações.
A pedagogia na empresa caracteriza-se como uma das possibilidades de atuação/formação do pedagogo bastante rescente, especialmente no contexto brasileiro. Tem seu surgimento vinculado à idéia da necessidade de formação e/ou preparação dos recursos humanos nas empresas.
Vale destacar que nem sempre as empresas preocupam-se com o desenvolvimento de seus recursos humanos, entendidos com fator principal do êxito empresarial. Essa preocupação surge como uma demanda, ao mesmo tempo, interna e externa por melhor desempenho e formação profissional, recebendo inclusive incentivos governamentais para a sua operacionalização. Serve de exemplo a Lei 6297/75.
De acordo com Ferreira (1985) o pedagogo a partir dai passa a ganhar espaço nas empresas, enquanto alguém que atua na área de desenvolvimento de recursos humano, especificamente em treinamento de pessoal-responsável pela preparação/formação de mão-de-obra para o atendimento das especificidades da organização.
É interessante perceber que a atuação do pedagogo na empresa tem como pressuposto principal a filosofia e a política de recursos humanos adotadas pela organização.Daí o cuidado para não imaginar que o treinamento tem um fim em si mesmo o que a postura a adotar na empresa é a mesma a ser adotada em uma escola.
Considerando-se que a empresa como essencialmente um espaço educativo, estruturado com uma associação de pessoas em torno de uma atividade com objetivos especificos e, portanto,com um espaço também aprendente, cabe à pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e conhecimentos, tendo sempre como pano de fundo a realização de ideais e objetivos precisamente definidos.Tem como finalidade principal provocar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade de seu desempenho profissional quanto pessoal.

Como foi procurar pedagogos atuando nas empresas no setor de RH?

Quando a professora nos propos a pesquisar sobre atuação do pedagogo nos espaço não escolar, foi dividido grupos para que cada um pesquisasse em uma área diferente e o nosso grupo foi o de fazer pesquisa de campo na área empresarial, o pedagogo atuando na empresa no setor de rh. Então foi elaborado um questionário para que este servisse de apoio para a entrevista desse profissional.Começamos a sair em busca desse profissional, formado em pedagogia, mas atuando no setor de rh. Foi bastante difícil achar este profissional atuando nessa área. A maioria dos profissionais que atuam no setor de rh são formados em psicologia principalmente, tinha também profissional formado em assistente social.
Conseguimos achar duas pessoas que são formados em pedagogia e atuando na área de rh.



5 Comments:

Blogger :Ana Paula S, Ana Paula R, Barbara, Meire, Renata, Simone e Vanessa. said...

Ola achei muito interesante a pesquisa de vcs. O meu tema do tcc é sobre o pedagogo nas empresa, gostaria de saber se vcs podem me enprestar materiais ou ate mesmo o questionario que ultilizaram? se poder, por favor passe para meu emai: barbarakarolina@hotmail.com
OBRIGADA.

16/9/10 12:09  
Blogger LOTOFACIL said...

muito boa a materia, gostei pois sou professor de matematica e pedagogo.
parabéns a todos.
jss

9/5/11 06:04  
Blogger rozane said...

oi preciso achar pedagogos que atuem em empresa no rh pra fazer estágio, onde vcs os encontraram, em que empresa?obrigada
rozaneleite@hotmail.com

10/3/12 09:11  
Blogger rozane said...

oi preciso achar pedagogos que atuem em empresa no rh pra fazer estágio, onde vcs os encontraram, em que empresa?obrigada
rozaneleite@hotmail.com

10/3/12 09:11  
Blogger rozane said...

oi preciso achar pedagogos que atuem em empresa no rh pra fazer estágio, onde vcs os encontraram, em que empresa?obrigada
rozaneleite@hotmail.com

10/3/12 09:11  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home