Atuação do Pedagogo

Este blog será utilizado pela turma de 2006 do 4º ano "A" do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) como instrumento de apoio e produção de texto/artigo na disciplina Atuação do Pedagogo.

13.9.06

Atuação do Pedagogo nos Hospitais

Durante o primeiro semestre do ano de 2006, foi proposto pela professora da disciplina "Atuação do Pedagogo" uma pesquisa em diversos campos, um deles foi a utilização da pedagogia na área hospitalar. Para isso foi organizado em sala de aula um questionário que fosse capaz de contribuir com o desenvolvimento do trabalho de pesquisa.
O grupo foi a campo em busca de profissionais que atuassem junto a área hospitalar, porém não foi possível encontrar profissionais atuando na função de pedagogos nos diferentes hospitais.
No entanto, encontramos profissionais que possuem a formação de pedagogo, porém atuam como professores
A atuação do pedagogo em hospitais pode ter duas finalidades: A primeira refere-se à atuação voltada para a educação de pacientes hospitalizados por um longo período e tem direito a continuidade de seus estudos. A segunda finalidade está relacionada a prática do pedagogo como educador e criação de projetos para formação dos funcionários apesar dessas finalidades sabemos que a primeira é reconhecidamente mais comum, porém ainda com um percentual pequeno de participação se comparado a outras áreas do conhecimento como a psicologia etc...