Atuação do Pedagogo

Este blog será utilizado pela turma de 2006 do 4º ano "A" do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) como instrumento de apoio e produção de texto/artigo na disciplina Atuação do Pedagogo.

13.9.06

Atuação do Pedagogo na Biblioteca

Só para que você leitor possa entender... somos alunas do 4º e último ano de Pedagogia e temos uma disciplina que se chama Atuação do Pedagogo.
No início do ano (2006), a professora sugeriu que nos separássemos em grupo e fizéssemos um levantamento de possíveis locais em que o Pedagogo poderia atuar fora o espaço escolar. Após o levantamento foi distribuído um local para cada grupo, o passo seguinte foi de elaborar um questionário que respondesse as principais dúvidas que tínhamos em relação a essa atuação, como por exemplo: “quais as dificuldades que os Pedagogos encontraram atuando naquela profissão?” Depois da elaboração do questionário, a professora pediu para que cada grupo fosse à busca dos profissionais estipulados através de sorteio, salientando que cada grupo ficou com um espaço diferente. A partir da coleta das informações, apresentamos o que encontramos para sala em forma de seminário e a professora, juntamente com os alunos, achou que poderíamos criar um BLOG para compartilhar nossa experiência com nossos colegas e demais interessados no assunto.
O nosso próximo passo foi, através desse espaço (blog), contar de forma sucinta, tudo o que ocorreu durante a realização do trabalho e o quanto ele foi importante para nosso crescimento.
Como já foi dito acima, foi realizado um sorteio para distribuição das áreas que os Pedagogos podem atuar e o nosso grupo ficou com a BIBLIOTECA e tínhamos como proposta procurar Pedagogos atuando nelas. A primeira biblioteca que fomos foi a da própria faculdade, porém como já imaginávamos as duas pessoas que lá trabalham são formadas em Biblioteconomia e não em Pedagogia. Procuramos em diversas bibliotecas e tivemos muita dificuldade de encontrar um Pedagogo atuando nelas. Depois de muito procurarmos, resolvemos nos separar e cada um procurar em um local diferente e o plano realmente surtiu efeito, das cinco componentes do grupo, três encontraram Pedagogos atuando em Bibliotecas e cada uma com sua experiência para contar.
Uma das bibliotecárias possui a formação em Pedagogia desde 2000, atua a dois anos na Biblioteca e o mais curioso, nunca trabalhou em sala de aula e também não tem vontade.
A outra pessoa que encontramos exerce a função em uma escola particular há três anos, já atuou como docente, mas devido a problemas de saúde, foi obrigada a afastar-se do cargo de professora e foi então, que surgiu a oportunidade de trabalhar como bibliotecária.
A terceira pessoa que encontramos atua a nove anos em uma biblioteca municipal, se formou em Pedagogia, mas devido à sua profissão, também se especializou em Biblioteconomia.
O que podemos concluir depois da realização desse trabalho foi que, o curso de Pedagogia ainda é visto simplesmente como uma formação para ser professor das Séries Iniciais e Ensino. Claro que essa é a principal função do Pedagogo: mediador da aprendizagem. Não estamos renegando o nosso papel de educador, não temos como fugir dessa responsabilidade, mas hoje em dia o Pedagogo sai formado também para atuar em outros espaços.
O mercado para pedagogos é amplo e está em expansão. Todo pedagogo é, por excelência, professor, mas nem todo professor é pedagogo, o que amplia ainda mais o campo daqueles que escolheram a pedagogia como carreira. Acreditamos que agora é só uma questão de tempo para que as pessoas se “acostumem” com a idéia!

2 Comments:

Blogger Vera Couto said...

Este comentário foi removido pelo autor.

22/11/15 13:41  
Blogger Vera Couto said...

Parabéns, pelo belíssimo trabalho achei muito interessante sua pesquisa, precisamos de pessoas como você que acreditem na atuação do pedagogo em outros espaços escolar, pois ele tem muito a contribuir com a educação.

22/11/15 13:43  

Postar um comentário

<< Home